segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Acessórios Radiológicos

Consideramos acessórios radiológicos os dispositivos que nos auxiliam na possibilidade de melhoramento na qualidade das imagens radiológicas para o melhor diagnóstico médico.


1-      Divisores Pumblíferos: Existem no mercado dois modelos de divisores: 1° de modelo simples, uma placa de chumbo, com revestimento de alumínio ou formica. 2° modelo mais moderno que permite um encaixe perfeito ao chassis, exemplo: para chassis 18x24, encontraremos um divisor no mesmo tamanho nas versões longitudinal e transversal, porem em algumas salas de exames eles não são mais usados devido ao avanço da tecnologia com os écrans e o Raio-X digital.




2- Cilindro de Extensão: Esta ferramenta possibilita a realização de exames cujo o interesse está restrito a uma região especifica do corpo. Exemplo: seios paranasais, transições entre vertebras. Estas radiografias também recebem o nome de “SpotFilm”.


3-      Espessômetro: Esta ferramenta consiste de uma régua e forma de “F” e com uma haste deslizante, que auxiliará na descoberta da medida em centímetros da área de estudo, para que os profissionais das técnicas radiológicas possam efetuar os cálculos da técnica a ser utilizada para cada biótipo de cliente.



4-      Chassis ou Cassetes: Sua função é acondicionar os filmes virgem, pois o filme radiográfico não pode ser exposto a nenhum tipo de radiação, pois pode provocar o velamento do filme. No mercado os chassis ou cassetes são comercializados em 6 tamanhos 13x18, 18x24, 24x30, 30x40, 35x43, e no tamanho 35x35.




5-      Écran:  Esse dispositivo consiste de uma tela de fósforo, que capta as imagens geradas pelo raio-x. Possuem a mesma função dos filmes que ficam acondicionados dentro dos chassis ou cassetes, porem são usados somente em hospitais ou clinicas que possuam os leitores de écrans (Raio-X digital).




                                                                            Referências bibliográficas: Manual de Posicionamento Radiológico (Francisco Feitosa/Renato Fernandes.


                                                                                                                Google Imagens.

Um comentário: